Há já algum tempo que se anuncia a chegada dos “Reis Magos” a Belém.
Desta vez não irão anunciar a “boa nova”, nem milagres, mas sim profetizar a desgraça o descalabro, o abismo, a eminente falência do País. É preciso avisar, chamar o José à razão, antes que seja tarde de mais.
Tal como outros profetas já o fizeram, e disseram quando da partida das caravelas rumo à India. Curiosamente nessa altura foi a falência do reino e a falta de futuro para as “novas gerações” que fizeram avançar os portugueses,
Mas quem são afinal esses “Magos” que tão abnegadamente se oferecem ?.
Parece tratarem-se de eminentes sábios que, em tempo, estiveram no Ministério da Fazenda, e onde amealharam enormes conhecimentos. São ou foram quase todos do partido que agora é de Pedro, partido esse que baseou toda a sua estratégia de desenvolvimento nas “grandes obras públicas”.
Mas agora, contra as “grandes obras” marchar, marchar, parece ser esse o lema.
Por causa do défice excessivo, do enorme endividamento externo, das agências de “rating”, e dos especuladores.
É preciso parar, mandar fazer novas reavaliações do custo-beneficio, saber se existem alternativas, etc. etc.., esperar, esperar.
Para que tanta pressa ? Também o projecto da Barragem de Alqueva demorou mais de 35 anos a ficar concluído.
Em face de tudo isto o José não aguentou. Era tanta a “pressão” que já decidiu adiar o futuro aeroporto e a terceira travessia do Tejo.
E o TGV não vai ser adiado ?. Parece que por agora ainda não, talvez mais tarde.
Ainda temos o avião, se não houver a nuvens de cinzas vulcânicas.
Assim, as grandes obras ficarão para o Pedro fazer, quando chegar a São Bento, após as Presidenciais de 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário