O que terá acontecido no Sporting para que toda a estrutura tenha desmoronado em pouco mais de dois meses ?
Do presidente José Bettencourt ao director para o futebol Costinha e ao técnico Paulo Sérgio todos se demitiram ou foram demitidos. Só ficou José Couceiro.
Os acontecimentos:
- Couceiro foi contratado para assumir o cargo de Director-Geral do Futebol a partir de 1 de Janeiro de 2011;
- Bettencourt renunciou à Presidência em 16 de Janeiro;
- Liedson foi vendido ao Coríntias no final desse mesmo mês;
- Costinha (que tinha sido contratado à menos de um ano) foi demitido em 9 de Fevereiro por críticas à venda de Liedson.
- Paulo Sérgio foi despedido pela SAD “leonina” em 26 de Fevereiro.
O que estará então na origem desde descalabro ?; serão os maus resultados desportivos, a crise financeira, ou ambos ?.
Oito derrotas consecutivas para um Clube com os pergaminhos do Sporting Clube de Futebol de Portugal é demasiado.
Afastado da Taça de Portugal, da Liga Europa e da Taça da Liga, só lhe resta agora lutar pelo 3º. Lugar da Liga de Futebol. Mas também não será fácil segurar este 3º. lugar. Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães são igualmente candidatos e estão apenas a 1 ponto de distância.
Será a crise financeira ?
O passivo ascende a mais de 300 milhões de euro.
A venda de João Moutinho em Julho de 2010, pode ter sido o primeiro sinal.
A não contratação de novos jogadores para renovar a equipa de futebol, o que poderá justificar os maus resultados desportivos, pode ser mais um sintoma de crise financeira.
Um orçamento de 8 milhões de euros contra 30 milhões do Porto, disse Costinha na sua entrevista “fatal” à comunicação social, parece de facto uma confirmação de que as finanças não estão bem.
Mas também já houve quem dissesse que o mal do Sporting não é falta de dinheiro.
Será então má gestão ?
Quando se vende um dos melhores jogadores do plantel por 2,1 mil milhões de € ( dos quais 600 mil foram para pagar um dívida ao próprio Liedson); mas logo a seguir se despede o treinador a quem se paga uma indemnização de 600 mil €, só pode ser de facto uma muito má gestão.
De uma penada o Sporting ficou sem o melhor jogador e sem treinador.
O que ganhou o clube em troca ?
É caso para perguntar “quo Vadis” Sporting ?
Talvez nos próximos dias se saiba para onde vai o Clube Leonino.
Alegres e felizes aí temos em disputa pela Presidência 6 candidatos, todos eles com projectos de salvação e promessas de vitórias futuras.
A família sportinguista é por definição “sofredora” e prepara já o espírito para aguentar mais uma nova experiências de gestão do seu clube.
E pode começar já hoje por irem a Alvalade torcer para que a equipa ganhe ao Beira-Mar, iniciando a consolidação do terceiro lugar, que lhe garante o acesso às próximas competições europeias.
Window-p11